Blog da Revista HABITAR- Brasil / Portugal - Arquitetura, Design, Arte...PURO DELEITE !


O FAMOSO LEITÃO A BAIRRADA

 

 Prato típico da culinária portuguesa e delicioso.

 Para quem vai do Porto a Lisboa, pela auto-estrada A1, ha 17 quilômetros de Coimbra, está situada a Mealhada na região da Bairrada, famosa por seu famoso Leitão à Bairrada e seu vinho encorpado.

 A técnica própria de criar e assar transformou o leitão no símbolo da cidade da Mealhada. Desde o século XVIII,  ainda nas viagens a cavalo, a aldeia já parada obrigatória para degustar os leitões e o vinho da Bairrada.

 O prato é usado até hoje emqualquer festa de batizados à casamentos.

 

 Os porcos, no passado e em muitos, até hoje, são nutridos com as nozes do carvalho, o que dá um sabor muito especial à carne. Também faz a diferença no sabor,

 o fato de   o pequeno leitão, alimentar-se apenas do leite materno.  Essa é a grande diferença entre o leitão da Mealhada e os leitões do resto do mundo.

 Para fazer o leitão como se deve, é importante o forno de barro, a qualidade do leitão e a experiência do assador, que na Mealhada foi elevada à categoria de arte e de sabedoria.

 Um dos dos grandes assadores dos restaurantes da Mealhada nos diz que a qualidade dos leitões à Bairrada deve-se ao fato de que eles são assados no mesmo dia em que são abatidos.

 Jamais poderá ir a geladeira e muito menos ao freezer.

 O tempêro também deve ser correto: Num almofariz de bronze ou de mármore amassar duas cabeças de alho, um punhado de sal,

 uma colher de sopa bem cheia de pimenta,um pouco de salsa, 50 a 100 gramas de banha (ou  manteiga) e uma folha de louro.

 

 Um dos melhores e dos mais antigos restaurantes para saborear o Leitão da Mealhada é o "Pedro dos Leitões".

 Álvaro Pedro, o proprietário, antes de se instalar em sua própria cidade de nascimento, morou no Brasil, em São Paulo, onde não se deu bem no   negócio de restaurantes.

 Em meados dos anos 50 voltou a Portugal e até hoje seu restaurante é de grande fama, chega a servir 800 leitões por fim de semana.

 Simões dos Leitões, Floresta, Pic-Nic dos Leitões também são considerados de primeira no preparo dos mais famosos bichinhos lá em  Mealhada.




 



Escrito por Habitar Brasil/Portugal às 20h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 

Histórico
    Outros sites
      Notícia de surfista
      Cinema e Crônicas
    Votação
      Dê uma nota para meu blog



    O que é isto?